Burocracia europeia “atrapalha” investimento em habitação

1/25/20242 min read

white red and green map
white red and green map

falta de oferta de habitação é transversal à generalidade das cidades europeias. Os investidores estarão prontos para apostar em residencial, mas vários obstáculos – regras, regulamentos e burocracia – ameaçam atrapalhar o fluxo de investimento.

Segundo um relatório da Savills, citado pela Bloomberg, investidores imobiliários têm 82 mil milhões de euros para projetos residenciais na Europa até 2025.

"Há todo este capital para entrar na Europa", explica Mark Allnutt, diretor executivo da Greystar Real Estate Partners, uma empresa de private equity especializada em imóveis para arrendamento, ouvida pela publicação. "Há escassez de oferta, mas há barreiras”, garante o responsável.

A habitação tornou-se uma questão política “espinhosa” para a Europa, com as lutas para encontrar uma casa acessível a contribuírem para tensões sociais. Mas não há solução rápida, e são vários os país a enfrentar problemas.

No Reino Unido, por exemplo, as autoridades locais normalmente têm oito semanas para tomar uma decisão, ou até 13 semanas para grandes projetos. Mas apenas dois em cada dez pedidos de grandes empreendimentos habitacionais foram resolvidos nesse período, entre julho e setembro do ano passado, de acordo com estatísticas do governo.

Menos da metade dos alemães possui suas casas - uma das taxas mais baixas da Europa - e, embora isso signifique que há muitas oportunidades de investimento no setor de arrendamento, comprar implica risco de renovação. Há uma extensa oferta de casas para arrendar na Alemanha, mas diz a Bloomberg que uma parcela significativa é "muito antiga e não é adequada para o propósito".

O governo não conseguiu atingir a meta de 400.000 novas casas por ano, e pôs em prática regras de eficiência mais rígidas para novos edifícios em setembro. Mas a medida faz pouco para combater as altas taxas de juros e o aumento dos custos de construção, e os investidores continuam nervosos pela constante mudança de regras.

Fonte: (Bloomberg) "Europe’s Red Tape Puts €82 Billion in Housing Investment at Risk"